Fontes de informação ambiental

Fontes de informação ambiental

Lista de organizações que produzem, checam e difundem conteúdo sobre a temática ambiental e climática.

O ecossistema de informação ambiental e climática é composto por várias organizações, que desempenham papeis complementares. Nesta página, listamos alguns deles, por categoria.

Produtores

Softwares de manipulação de fotos e vídeos se democratizaram muito nos últimos dez anos. Até mesmo aplicações para celulares são capazes de produzir deepfakes e outras técnicas de manipulação sofisticadas. Abaixo compartilhamos algumas soluções para você verificar a autenticidade desse tipo de conteúdo. 

1. Infoamazônia

Veículo independente que utiliza dados, mapas e reportagens geolocalizadas para contar histórias sobre a maior floresta tropical contínua do planeta. As bases de dados usadas pelo InfoAmazonia são renovadas com frequência e estarão sempre disponíveis para download. O cruzamento das notícias com os dados pretende melhorar a percepção sobre os desafios para a conservação da floresta.

A Amazônia detém o maior número de espécies vivas em todo mundo e desempenha papel fundamental na regulação do clima regional, servindo como sorvedouro de gás carbônico. No entanto, a região enfrenta graves problemas ambientais, como o desmatamento, as queimadas e a exploração pouco sustentável de suas riquezas naturais.

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2. ((o))eco

Veículo de jornalismo sem fins lucrativos fundado em 2004 que se dedica a documentar os desafios, retrocessos e avanços dos temas relacionados à conservação da natureza, biodiversidade e política ambiental no Brasil. O site nasceu a partir da visão de um ambientalista e um grupo de jornalistas que idealizaram um veículo de mídia pioneiro dedicado à cobertura de pautas ambientais no ambiente digital. Um jornalismo com a missão de dar voz aos bichos e plantas, através daqueles que se interessam em protegê-los.

Considerado um dos maiores veículos ambientais do Brasil, ((o))eco presta um importante serviço à sociedade ao comunicar os esforços de conservação da natureza nos seis biomas brasileiros, levando alertas e informações até os grandes centros urbanos e aos tomadores de decisões políticas e econômicas. Ao longo de sua história, o site produziu mais de 30 mil reportagens, notícias, ensaios fotográficos, vídeos, podcasts e documentários, sempre de forma crítica e independente. Acreditamos que, mais do que nunca, precisamos ampliar e fortalecer nossa cobertura e alcance, atualizando os formatos e linguagens jornalísticas para o nosso tempo.

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3. Amazonas - Mentira tem Preço

"Amazonas, mentira tem preço" é uma investigação realizada pela produtora FALA-histórias para não esquecer e pelo InfoAmazonia. O projeto recebeu apoio da Open Society Foundations. Versões das histórias publicadas neste projeto especial serão republicadas em texto, áudio e vídeo por veículos parceiros no Brasil e no exterior.

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4. ClimaInfo

O Instituto ClimaInfo surge com o objetivo de oferecer um ambiente livre de especulações e fake news sobre mudanças climáticas para contribuir com um debate produtivo, baseado em fatos e dados reais, sobre ações e políticas para a mitigação e a adaptação às consequentes mudanças climáticas globais.

No ClimaInfo você encontrará notícias, estudos e pesquisas sobre os vários temas relacionados às mudanças do clima,  além de entrevistas, análises e verificações de fatos. Além do site, há um boletim diário com o resumos diário das principais notícias publicadas na imprensa.

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Checadores de fatos

Recursos de busca vão muito além do Google. Conheça algumas ferramentas que lhe ajudarão a encontrar informações sobre propriedade de websites, grupos no Telegram e muito mais.

1. Agência Lupa

Mais do que uma agência de checagem, a Lupa é uma plataforma de combate à desinformação por meio do fact-checking e da educação midiática. Hoje, a Lupa atua como um hub de soluções de combate à desinformação.

Fundada em 2015, a Lupa iniciou sua trajetória como uma agência de notícias especializada em fact-checking e expandiu suas atividades para o ensino de técnicas de checagem e para a sensibilização sobre desinformação e seus riscos.

Atualmente, a Lupa tem duas frentes de atuação: Lupa Jornalismo, com reportagens, checagens, verificações e conteúdos especiais, e Lupa Educação, com oficinas, treinamentos, repositório de pesquisas sobre desinformação e ações de educação midiática em escolas, universidades, instituições e empresas. Nesse sentido, a Lupa mantém parcerias em projetos especiais de produção de conteúdo jornalístico e também em educação midiática, com o objetivo de expandir a discussão e o conhecimento sobre as consequências da desinformação na sociedade e para a democracia.

A Lupa acompanha o noticiário de política, economia, cidade, cultura, educação, saúde e relações internacionais, buscando corrigir informações imprecisas e divulgar dados corretos.

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2. Aos Fatos

Aos Fatos é uma plataforma jornalística de investigação de campanhas de desinformação e de checagem de fatos. Sua produção se baseia em uma rigorosa metodologia de apuração e verificação reconhecida internacionalmente por meio de parcerias transnacionais, premiações e instituições de Estado.

Para se sustentar, aposta em um modelo híbrido de negócios: financiamento por meio de seu programa de apoiadores, o Aos Fatos Mais; parcerias editoriais, como o programa de verificação da Meta; e projetos de tecnologia e inteligência encubados no Aos Fatos Lab, como o Radar Aos Fatos. Aos Fatos não usa publicidade como fonte de recurso financeiro em seu site. A frequente veiculação de desinformação por meio de algoritmo de anúncios automatizados endossam o argumento de que não há espaço em Aos Fatos para publicidade enganosa.

Aos Fatos também nunca recebeu aportes de governos nacionais ou estrangeiros, partidos políticos ou autoridades oficiais.

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3. Fakebook.eco.br

Fakebook.eco é uma iniciativa do Observatório do Clima, rede de organizações da sociedade civil. Ele é a junção de dois outros projetos: o Fakebook, produzido em colaboração pelo OC, o Greenpeace e o ClimaInfo em 2019, e o Agromitômetro, a iniciativa de checagem de informações ambientais do OC existente desde 2018.

A plataforma surge para sistematizar, de maneira didática, o conhecimento essencial sobre os principais mitos, as distorções e os mal-entendidos que rondam o debate ambiental no Brasil. Por um lado, o site funciona como um repositório onde mitos comuns (as “falácias frequentes”) são desfeitos. Por outro, fará verificações rápidas (“verificamos”) de declarações de autoridades ou fake news diversas sobre meio ambiente.

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Sistematizadores

Coletivos que se dedicam a organizar diferentes fontes de informação a partir de eixos temáticos ou graus de importância contextual.

1. Sinal de Fumaça

Linha do tempo interativa e bilíngue com foco na atuação do poder público e respostas da sociedade civil em temas relacionados à crise socioambiental brasileira. A ferramenta foi lançada no marco de dois anos das eleições presidenciais de 2018 para facilitar o monitoramento e compreensão das ações e omissões do governo nesta pauta.

A curadoria de conteúdo é feita por uma equipe de jornalistas e comunicadores a partir de notícias publicadas em portais da imprensa nacional e internacional, canais oficiais de membros e órgãos de governo na internet e nas redes sociais, websites de ONGs, institutos de pesquisa e movimentos da sociedade civil organizada, além do Diário Oficial. Cada postagem informa a fonte original da informação. A atualização das postagens na linha do tempo é semanal.

A ferramenta possibilita ainda a criação de linhas do tempo personalizadas a partir de editorias, temas e personagens escolhidos pelos usuários. Essa funcionalidade ajuda a conectar fatos, decisões e consequências sobre assuntos específicos. Sem a pretensão de cobrir todo o noticiário socioambiental, a ferramenta oferece conteúdo selecionado a pesquisadores, jornalistas, ambientalistas, ativistas, estudantes, professores, economistas, investidores, assessores parlamentares, organizações não-governamentais, coletivos e movimentos sociais.

Ao apresentar tal monitoramento de maneira categorizada e referenciada, Sinal de Fumaça ainda atua como eficiente espaço de preservação de memória dos fatos e combate a fake news.

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Campanhas de conteúdo

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